Valor Licenciamento 2021 RJ: Qual é? Como fazer e pagar o CRLV?

Licenciamento 2021 RJ é um assunto importante para os motoristas cariocas, afinal é um pagamento obrigatório. O Licenciamento 2021 RJ é conhecido como um dos mais caros do país, afinal cada estado define seu próprio valor.

Somente fazendo a quitação desse débito é que será possível emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) que atesta que o mesmo está em conformidade com a legislação.

Esse documento é uma espécie de comprovante de que o veículo está em plena condição de circular pelas ruas sem oferecer riscos e também, com os devidos impostos pagos.

Qual é  o valor licenciamento 2021 RJ?

O último valor de licenciamento cobrado no Rio de Janeiro foi de R$ 210,48, ele se refere ao ato de licenciar e a emissão do documento CRLV.

licenciamento 2021 RJ - valor

De maneira obrigatória, o documento CRLV deve ser impresso para acompanhar o veículo em todos os deslocamentos. Caso o mesmo for flagrado nas ruas sem o documento, está passível de retenção.

É lei a obrigatoriedade de carregar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. A apreensão do bem gera muitos custos e dores de cabeça, pois o valor do guincho e a diária do DETRAN devem ser pagos pelo proprietário do veículo.

Caso constatado que o imposto não está pago, então, haverá multa de R$ 293,47, mais 7 pontos na carteira e a necessidade de pagar os valores devidos para a retirada do mesmo.

Como fazer o Licenciamento 2021 RJ?

Todo o procedimento do Licenciamento 2021 RJ pode ser feito pela internet, no seguinte passo a passo:

1- Emita a guia de recolhimento de taxa (GRT) através do site do Bradesco,

2- Para isso, encontre a opção “Tributos” e “Débitos de veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento e multas)”;

3- Na aba “licenciamento” tem a opção de consultar a tabela por estado. Clique na opção ” pague agora” para emitir a guia.

O pagamento licenciamento 2021 pode ser feito em qualquer banco, seja por internet ou presencialmente.

O boleto bancário poderá levar de 3 a 5 dias úteis para compensar, em caso de pagamento com dinheiro, a liberação é feita em 48 horas.

O ideal é se informar no banco onde será efetuado o pagamento com relação aos prazos.

Depois que o pagamento for compensado, o proprietário de veículo automotor deve agendar a retirada do documento CRLV junto ao Detran.

Caso o contribuinte prefira, ele poderá fazer o agendamento pelo telefone (21) 3460-4040 / 3460-4041.

No dia do agendamento é importante que o proprietário do veículo compareça ou então um representante, desde que leve o último CRLV e documento de identificação.

Para os veículos que usam GNV – Gás Natural Veicular – como combustível, é necessário levar o Certificado de Segurança Veicular – CSV.

Os contribuintes que não trazem todos os documentos necessários não conseguirão levar o documento do veículo. Nesse caso, ele tem até 5 dias para retornar sem a necessidade de fazer um novo agendamento.

O Licenciamento 2021 RJ por meio dessa alternativa só pode ser realizado por veículos que estão registrados no estado do Rio de Janeiro.

Como pagar o Licenciamento 2021 RJ atrasado?

Existem muitos riscos em não pagar o Licenciamento 2021 RJ em dia, um deles é a apreensão do veículo caso ele for flagrado nas ruas. Sem mencionar a multa, os pontos na carteira e todos os custos com guincho e diárias do DETRAN.

Outro ponto fundamental é que para retirar o carro apreendido é necessário a quitação de qualquer débito, ou seja, a conta fica alta e em muitos casos se torna inviável.

Por isso, alguns contribuintes perdem o bem, pois vai para leilão depois de um determinado período de espera pelo pagamento.

Portanto, se o licenciamento 2021 do seu veículo estiver atraso, é fundamental procurar o banco conveniado e efetuar o pagamento o quanto antes. No caso do estado do Rio de Janeiro, é o Bradesco.

Para agilizar as coisas, basta ir até o guichê do caixa portando o número do RENAVAM do veículo, ou seja, não é necessário imprimir nenhuma guia.

Assim que o pagamento for feito, o proprietário do veículo será orientado com relação a compensação  do mesmo.

Depois disso, é necessário ligar no DETRAN para agendar a retirada da CRLV.

Os telefones são (21) 3460-4040 / 3460-4041.

Obviamente que o recomendado é sempre manter esse imposto em dia para evitar aborrecimentos.

Comente